Até 2030 prevê-se a supressão de 135 de passagens de nível (PN) e a reclassificação de 237 PN, envolvendo um investimento superior a 316 milhões de euros.
Por ocasião do Dia Internacional para a Segurança em Passagens de Nível, que se assinalou no passado dia 6 de junho, a IP apresentou as linhas orientadoras do Plano para a Redução da Sinistralidade em Passagens de Nível para o período 2024-2030.
Apesar da significativa diminuição do número de passagens de nível (PN) e da notória evolução positiva na sinistralidade em PN, com uma redução de 86% no número de acidentes nos últimos 24 anos, estas continuam a estar associadas a um número significativo de acidentes.
Face a este cenário, e tendo em consideração as linhas orientadoras e os objetivos traçados pela IP de registar, em 2030, menos de dez acidentes em passagens de nível, comparando com os 22 verificados em 2023, foi hoje apresentado o Plano para a Redução da Sinistralidade em Passagens de Nível para o período 2024-2030, com uma estratégia suportada em quatro dimensões:
- Supressão
- Automatização
- Sensibilização
- Fiscalização
Este plano preconiza um conjunto de medidas que incluem a supressão e reclassificação de passagens de nível e a melhoria das suas condições de segurança, assim como a adoção de novas soluções tecnológicas de mitigação de risco, novas estratégias para deteção e sanção de infrações, bem como novas formas e meios de sensibilizar os utilizadores.
Até 2030 prevê-se a supressão de 135 passagens de nível e a reclassificação de 237 PN, envolvendo um investimento superior a 316 milhões de euros. Complementarmente, atuar-se-á sobre a interface das passagens de nível de modo a dissuadir comportamentos de risco.
Estando os fatores comportamentais na origem dos acidentes, as campanhas de sensibilização são um instrumento fundamental para trabalhar atitudes e motivar mudanças positivas nos comportamentos, razão pela qual se reforçará esta dimensão, apostando numa comunicação continuada junto dos diferentes públicos-alvo.
No âmbito desta estratégia, foi ainda criada no site da IP, uma área dedicada a esta temática, onde pode ser consultado o plano.
Área Mobilidade Segura - Ferrovia
Notícia relacionada (06/06/2024)